Opção_de_Vida_NSJ_horizontal-12.png
 
 

O NÚCLEO SOCIOTERAPÊUTICO JOINVILLE é um serviço de é um serviço de atenção psicossocial em regime residencial transitório, exclusivo para tratamento de adolescentes com transtornos por uso de substâncias psicoativas, em situação de vulnerabilidade social.

Em funcionamento desde 2008, o programa é executado em parceria com a rede municipal atenção psicossocial, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS IJ e Vara da Infância e Juventude de Joinville.

 

MODALIDADES DE TRATAMENTO

Regime de atenção residencial de caráter transitório, podendo ocorrer a internação de forma voluntária, involuntária ou compulsória.

O tempo de internação é variável conforme o nível de comprometimento do adolescente com o uso de substâncias psicoativas e comorbidades envolvidas.

No início do acolhimento são coletadas informações junto ao(a) adolescente e familiares, para compor o PTS - Projeto Terapêutico Singular, onde serão propostas as ações necessárias para recuperação da saúde clínica e mental do adolescente e sua ressocialização.

O tempo de internação varia conforme evolução do tratamento, podendo chegar a 06(seis) meses.

VOLUNTÁRIA

Aquela que se dá com o consentimento do usuário.

INVOLUNTÁRIA

Aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.

COMPULSÓRIA

Aquela que é determinada pela Justiça.

 

PROGRAMA DE TRATAMENTO

O NSJ oferece um PROGRAMA DE TRATAMENTO que promove estímulos positivos às mudanças necessárias para a reinserção sociofamiliar por meio da reabilitação da saúde e do fortalecimento de fatores de proteção.

São admitidos adolescentes com idade entre 12 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos, com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, que tenha indicação médica para internação.

A Unidade tem capacidade para acolhimento de 26 adolescentes, sendo 20 vagas para o sexo masculino e 6 feminino.

 

REQUISITOS PARA INTERNAÇÃO

A admissão poderá ocorrer por solicitação do Centro de Atenção Psicossocial CAPS IJ, ou por expressa determinação judicial, observada a existência de Convênio e disponibilidade de vaga.

CRITÉRIOS

O(a) adolescente só pode ser acolhido mediante a apresentação de Determinação Judicial ou encaminhamento pelos Centros de Atenção Psicossocial (Convênio pré-estabelecido).

REQUISITOS

  • Documento de identificação médica de internação para tratamento de transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativa.

  • Acompanhamento do Responsável no acolhimento, munido de documentação pessoa

 

Maiores informações, consulte o Protocolo de Acolhimento. [DOWNLOAD]

 

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

O programa prevê atividades terapêuticas que auxiliam na compreensão do transtorno por uso de substâncias, buscando modificar pensamentos e comportamento para a construção novas perspectivas de vida.

Visando proporcionar um tratamento de qualidade, o NSJ desenvolve práticas restaurativas e inclusivas, que buscam integrar saúde, qualidade de vida, reconstrução da cidadania (direitos e deveres), inclusão à cultura, à educação, ao trabalho, à convivência, possibilitando ao(a) adolescente exercitar sua possibilidade de escolha e expressão.

Os adolescentes desenvolvem uma rotina de atividades da vida diária (higiene e cuidados pessoais e dos ambientes) e participam de atividades voltadas para o desenvolvimento interior (terapias individuais e grupos), de aprendizagem social (escolarização/formação, práticas inclusivas e capacitação), esporte, lazer e cultura.

O NSJ busca promover uma rotina institucional com práticas terapêutica e educacionais de qualidade que promovam melhorias nas capacidades físicas, motoras, psicológicas, cognitivas e socioafetivas do adolescente.

 
Atendim. Individuais Especializados B.jpg

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS ESPECIALIZADOS

Médico Psiquiatra, Enfermeira, Assistente Social, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional

Aprendizagem e Páticas inclusivas.jpg

APRENDIZAGEM E

PRÁTICAS INCLUSIVAS

Ensino escolar, Clube de Leitura, Projeto de Orientação Profissional, Oficinas de Culinária

Desenv. Interior.jpg

DESENVOLVIMENTO

INTERIOR

Grupo de Orientação sobre TUS (Transtornos por Uso de Substâncias), Grupo Terapêutico Ocupacional, Grupo de Projeto de Vida

2-NSJ-Promoção autocuidado.jpg

PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO

E DA SOCIABILIDADE

Grupos de Orientação Mais Saúde, Atividades Práticas de Vida Diária (APVD) como: higiene pessoal, arrumação e limpeza de ambientes

2-NSJ Envolvimento e apoio familiar B.jpg

ENVOLVIMENTO E

APOIO FAMILIAR

Atendimento individual especializado, Grupo de orientação, Visitas Mediadas e Visitas Coletivas

Atividades esportivas.jpg

ATIVIDADES ESPORTIVAS, RECREATIVAS E CULTURAIS

Treinamento físico funcional, Aula de Muay Thai, Aula de Circo, Atividades recreativas e de lazer

 
 

DESENVOLVIMENTO INTERIOR

GRUPO DE ORIENTAÇÃO SOBRE TUS

Atividades dinâmicas e informativas que visam oferecer ao adolescente informações qualificadas a respeito dos efeitos do uso de substâncias, nos domínios físicos, mental e social. Deste modo dar possibilidade de escolhas maduras e conscientes em relação a uso.

GRUPO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL

Grupo que visa desenvolver as habilidades emocionais e sociais dos adolescentes, bem como possibilita a reestruturação psíquica, o alívio emocional, a interação social, o estímulo cognitivo e o senso de capacidades produtiva.

ENVOLVIMENTO E APOIO FAMILIAR

RESGATE DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Para promover a integração sociofamiliar, são realizados Grupos  de Orientação Familiar, Visitas Coletivas e Mediadas com orientação e informações individualizadas acerca do tratamento do adolescentes.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Para promover a integração sociofamiliar, são realizados Grupos  de Orientação Familiar, Visitas Coletivas e Mediadas com orientação e informações individualizadas acerca do tratamento do adolescentes.

PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO E DA SOCIABILIDADE

GRUPO MAIS SAÚDE

Atividades dinâmicas e informativas que visam o conhecimento e autopercepção das questões relacionadas à saúde integral dos adolescentes são abordadas temáticas de autocuidado, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) entre outros.