Opção_de_Vida_NSJ_horizontal-12.png
 
 

O NÚCLEO SOCIOTERAPÊUTICO JOINVILLE é um serviço de é um serviço de atenção em regime especial, exclusivo para tratamento de adolescentes com transtornos por uso de substâncias psicoativas, em situação de vulnerabilidade social.

Em funcionamento desde 2008, o programa é executado em parceria com a rede municipal atenção psicossocial, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPS IJ e Vara da Infância e Juventude de Joinville.

 

MODALIDADES DE TRATAMENTO

Regime de atenção residencial de caráter transitório, podendo ocorrer a internação de forma voluntária, involuntária ou compulsória.

O tempo de internação é variável conforme o nível de comprometimento do adolescente com o uso de substâncias psicoativas e comorbidades envolvidas.

No início do acolhimento são coletadas informações junto ao(a) adolescente e familiares, para compor o PTS - Projeto Terapêutico Singular, onde serão propostas as ações necessárias para recuperação da saúde clínica e mental do adolescente e sua ressocialização.

O tempo de internação varia conforme evolução do tratamento, podendo chegar a 06(seis) meses.

VOLUNTÁRIA

Aquela que se dá com o consentimento do usuário.

INVOLUNTÁRIA

Aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.

COMPULSÓRIA

Aquela que é determinada pela Justiça.

 

PROGRAMA DE TRATAMENTO

O NSJ oferece um PROGRAMA DE TRATAMENTO que promove estímulos positivos às mudanças necessárias para a reinserção sociofamiliar por meio da reabilitação da saúde e do fortalecimento de fatores de proteção.

São admitidos adolescentes com idade entre 12 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos, com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, que tenha indicação médica para internação.

 

REQUISITOS PARA INTERNAÇÃO

A admissão poderá ocorrer por solicitação do Centro de Atenção Psicossocial CAPS IJ, ou por expressa determinação judicial, observada a existência de Convênio e disponibilidade de vaga.

CRITÉRIOS

O(a) adolescente só pode ser acolhido mediante a apresentação de Determinação Judicial ou encaminhamento pelos Centros de Atenção Psicossocial (Convênio pré-estabelecido).

REQUISITOS

  • Documento de identificação médica de internação para tratamento de transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativa.

  • Acompanhamento do Responsável no acolhimento, munido de documentação pessoa

 

Maiores informações, consulte o Protocolo de Acolhimento. [DOWNLOAD]

 

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

O programa prevê atividades terapêuticas que auxiliam na compreensão do transtorno por uso de substâncias, buscando modificar pensamentos e comportamento para a construção novas perspectivas de vida.

Visando proporcionar um tratamento de qualidade, o NSJ desenvolve práticas restaurativas e inclusivas, que buscam integrar saúde, qualidade de vida, reconstrução da cidadania (direitos e deveres), inclusão à cultura, à educação, ao trabalho, à convivência, possibilitando ao(a) adolescente exercitar sua possibilidade de escolha e expressão.

Os adolescentes desenvolvem uma rotina de atividades da vida diária (higiene e cuidados pessoais e dos ambientes) e participam de atividades voltadas para o desenvolvimento interior (terapias individuais e grupos), de aprendizagem social (escolarização/formação, práticas inclusivas e capacitação), esporte, lazer e cultura.

O NSJ busca promover uma rotina institucional com práticas terapêutica e educacionais de qualidade que promovam melhorias nas capacidades físicas, motoras, psicológicas, cognitivas e socioafetivas do adolescente.

 
Design sem nome.png

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS ESPECIALIZADOS

Médico Psiquiatra, Enfermeira, Assistente Social, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional

Aprendizagem e Páticas inclusivas.jpg

APRENDIZAGEM E

PRÁTICAS INCLUSIVAS

Ensino escolar, Clube de Leitura, Projeto de Orientação Profissional, Oficinas de Culinária

20210330_204345_edited.jpg

DESENVOLVIMENTO

INTERIOR

Grupo de Orientação sobre TUS (Transtornos por Uso de Substâncias), Grupo Terapêutico Ocupacional, Grupo de Projeto de Vida

2-NSJ-Promoção autocuidado.jpg

PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO

E DA SOCIABILIDADE

Grupos de Orientação Mais Saúde, Atividades Práticas de Vida Diária (APVD) como: higiene pessoal, arrumação e limpeza de ambientes

2-NSJ Envolvimento e apoio familiar B.jpg

ENVOLVIMENTO E

APOIO FAMILIAR

Atendimento individual especializado, Grupo de orientação, Visitas Mediadas e Visitas Coletivas

Atividades esportivas.jpg

ATIVIDADES ESPORTIVAS, RECREATIVAS E CULTURAIS

Treinamento físico funcional, Aula de Muay Thai, Aula de Circo, Atividades recreativas e de lazer

 
 

DESENVOLVIMENTO INTERIOR

GRUPO DE ORIENTAÇÃO SOBRE TUS

Atividades dinâmicas e informativas que visam oferecer ao adolescente informações qualificadas a respeito dos efeitos do uso de substâncias, nos domínios físicos, mental e social. Deste modo dar possibilidade de escolhas maduras e conscientes em relação a uso.

GRUPO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL

Grupo que visa desenvolver as habilidades emocionais e sociais dos adolescentes, bem como possibilita a reestruturação psíquica, o alívio emocional, a interação social, o estímulo cognitivo e o senso de capacidades produtiva.

ENVOLVIMENTO E APOIO FAMILIAR