Hiking through forest_edited.jpg

COMUNIDADE TERAPÊUTICA

A COMUNIDADE TERAPÊUTICA é um serviço de acolhimento e cuidados para tratamento de dependência química, em regime atenção residencial de caráter transitório e voluntário, orientado por um PROGRAMA DE ACOLHIMENTO com duração de 09 (nove) meses. Em funcionamento desde o ano de 2000, a Comunidade Terapêutica Opção de Vida conta com equipe especializada e experiente, que irá aplicar as melhores ferramentas e estratégias para restabelecer a saúde do dependente químico, bem como alcançar a sua autonomia e reinserção social. Com estrutura diferenciada e atividade regularmente licenciada pelos órgãos competentes, tem capacidade para atender até 60 pessoas do sexo masculino.

 

 

 

PROGRAMA DE ACOLHIMENTO

Dentre as características que tornam evidentes o uso nocivo ou dependência de substâncias psicoativas, está o abandono das atividades sociais, ocupacionais ou familiares, a restrição do repertório de vida em função do uso e prejuízos físicos.

 

Diante deste cenário, o PROGRAMA DE ACOLHIMENTO contempla ATIVIDADES TERAPÊUTICAS diversificadas, que abordam diversas áreas do saber, buscando estratégias de reinserção do acolhido na sociedade e família.

 

O tratamento tem duração de 09 meses em regime de internação voluntária, dividido em três etapas: 1ª etapa: desintoxicação, 2ª etapa: interiorização, 3ª etapa: ressocialização.

 

A metodologia aplicada no processo de tratamento consiste basicamente em: Oração, Disciplina e Atividades Terapêuticas, tendo como principal recurso terapêutico a convivência entre os pares.

 

A Comunidade Terapêutica é uma modalidade de tratamento de longo prazo e multidisciplinar, onde profissionais, acolhidos e familiares colaboram conjuntamente na elaboração e definição do Plano de Atendimento Singular - PAS, instrumento que especifica e monitora as ações de acolhimento de forma individual.

 

O PAS será composto de informações do acolhido (dados pessoais, histórico psicossocial, motivações, dificuldades etc.) e de atividades e ações propostas no processo de tratamento e ressocialização. Este documento fica à disposição do acolhido e pode ser atualizado a qualquer momento, de acordo com os avanços no tratamento.

REQUISITOS PARA INGRESSO

 

☑ Ingresso voluntário;

☑ Sexo masculino, com idade entre 12 e 99 anos;

☑ Encaminhamento médico com indicação para tratamento em comunidade terapêutica;

☑ Documento pessoal com foto;

☑ Agendamento de entrevista e triagem

☑ Lista de Materiais  [Download]

 

ATIVIDADES TERAPÊUTICAS

As Atividades Terapêuticas são ações diversificadas que contemplam as diversas áreas do saber, buscando estratégias de reinserção do acolhido na sociedade e família.

 

Essas atividades buscam integrar saúde, qualidade de vida, reconstrução da cidadania (direitos e deveres), inclusão à cultura, à educação, ao trabalho, à convivência, possibilitando ao acolhido exercitar sua possibilidade de escolha e expressão.

A Comunidade Terapêutica Opção de Vida desenvolve práticas restaurativas inclusivas que visam proporcionar um tratamento de qualidade ao acolhido.

Promover o desenvolvimento individual através de práticas voltadas para o autoconhecimento e fortalecimento dos valores fundamentais para a vida social e pessoal.

Atendimento psicológico, Reunião dos 12 Passos, Reunião de Sentimentos, Reunião de Prevenção à Recaída, Espiritualidade, Grupo de Dependência Química entre outros.

DESENVOLVIMENTO INTERIOR

Proporcionar momentos de práticas desportivas, recreativas, artísticas e culturais que auxiliam no condicionamento físico, alívio de estresse e melhora na qualidade de vida.

Academia, Futebol, Vôlei, Jogos de mesa, artesanato etc.

Eventos e festividades culturais.

RECREAÇÃO, ESPORTE E CULTURA